QUANTOS DIAS SUA EMPRESA TRABALHA PARA LUCRO ZERO?

Certamente está aí uma pergunta que o empreendedor não faz. E também não sabe sua resposta. Diria que o empreendedor ao saber disso muda toda a estratégia, processo e planejamento das ações internas e externas da sua empresa.
Falar de Lucro Zero parece algo distante do cotidiano da gestão do negócio e paralelamente não “diz nada para o negócio”. Pelo contrário, ao saber desta resposta e a partir das informações gerenciais disponíveis, a gestão irá mudar.
Tenho certeza disto. Portanto, cabe ao empreendedor dar valor a essa resposta e a partir dela estabelecer novas estratégias e processos para serem implantadas no negócio.
Também diria que ao saber quantos dias a empresa trabalha no mês para obter o Lucro Zero as metas internas também se alteram. Como fica a estratégia se a empresa descobre que ela trabalha, por exemplo, 28 dias para ter o chamado Lucro Zero? Ou de forma mais preocupante quando ela descobre que a obtenção do Lucro Zero acontece no dia 35? Ou ainda, consome 90% e ou 110% do tempo disponível para obtê-lo. O aperto financeiro que as empresas passam está diretamente ligado ao Lucro Zero ser atingido muito tardiamente.
De um assunto “aparentemente” sem um interesse mais prático, porque não falamos sobre isso, passa a ser estratégico e decisivo. A preocupação interna começa a ser outra. Então empreendedores quero instigá-los a se preocupar de forma rotineira com o Lucro Zero. A resposta correta quando ocorre o lucro zero é fundamental para a saúde financeira e perenidade do negócio.E mais, é saber quantos dias a empresa dispõe para buscar o Lucro real do negócio.
Quando se trabalha para identificar o dia que a empresa atinge o Lucro Zero causa espanto, surpresa e muita preocupação. E a partir daí, as ações internas começam a serem focadas no sentido de que esse dia seja atingido o quanto antes. Assim, a empresa terá mais dias para buscar o Lucro efetivo e compará-lo com o lucro desejado projetado. O que é muito bom. Precisamos entender que o Lucro tem duas fases: primeiramente atingir o lucro zero para posteriormente se concentrar na busca do Lucro desejado. E ai caro empreendedor, esse assunto passa a ser pauta constante ou não da gestão do seu negócio? Certamente ao ler esse pequeno artigo você irá colocá-lo na sua agenda diária.
E, se isso ocorrer efetivamente, sua empresa atuará de forma diferente para que a meta de Lucro Zero seja atingido o mais rápido possível. Pensar em Lucro Zero envolve toda a organização e isso passa a ser a meta estratégica do negócio. Pense sobre isso. Sua empresa será diferente, tenho certeza disso. E mais, o maior tempo consumido na empresa é para buscar o Lucro Zero e não o lucro desejado. É por essa razão que as empresas precisam estar atentas e começar internamente a pensar seriamente sobre isso. É fundamental para o sucesso do negócio.