O primeiro logotipo foi o sócio fundador da empresa, Paulo Drechsler, possuidor de uma caligrafia impecável, diga-se de passagem, que fez o esboço, na cor preta, e que depois foi desenhado pela senhora Mary Margarete Thiene, atualmente com 90 anos, que reside no Oásis Santa Ângela até hoje. Pode se dizer que desde então foram feitas atualizações e modernizações, mas que a ideia permanece fiel ao princípio, pois como sempre abordamos aqui, as ideias boas que surgiram desde a fundação da Deport seguem até os dias atuais, já que foram propósitos elencados com firmeza.
Em todos os lugares que vamos somos impactados por marcas e/ou elementos de identidade visual. Esse padrão está presente seja no mundo analógico ou digital, elas estão em todos os lugares e “conversam” conosco passando uma série de ideias através do design. Para se chegar até um logotipo é necessário percorrer um caminho para ter uma assertividade.
Marca e logotipo são coisas diferentes. Enquanto uma marca apresenta tudo que se diz a respeito a tudo que envolve a prestação de um serviço ou venda de um produto, o logotipo é a representação visual da marca.
E falando da marca/logotipo da Deport, após alguns anos ele foi atualizado, mudando a cor para o dourado e incluindo o texto “Organização Técnico Contábil Ltda” logo abaixo, complementando o nome da empresa. Na época, o logotipo era aplicado principalmente no papel timbrado onde eram redigidas as correspondências, os contratos, entre outras atividades do escritório, mas sempre deixando os documentos com sua personalidade própria.
Passado mais alguns anos, por volta de 2001, em um trabalho realizado pela agência de publicidade do Cau Broilo, o logotipo foi reformulado, e essa estilização é a que perdura até os dias atuais. Ela é mais moderna e para se chegar ao resultado foram feitos vários estudos de desenho, cor e estilo de letras para “linkar” com o que de fato a Deport entrega, credibilidade, ética, prestação de serviços com qualidade. Importante que se diga que este momento também foi um salto para atualidade, pois os logotipos possuem um papel mais profundo em nossa sociedade. Não se faz mais logotipo apenas para estabelecer uma identidade visual, mas para se diferenciar da concorrência e hoje as marcas são trabalhadas a tal ponto que acabam pertencendo ao seu consumidor.
Mesmo que a pauta aqui seja a evolução dos logotipos, quero relembrar que essa questão de pertencimento ficou muito bem registrado na história da Deport por conta do seu envolvimento com o futebol. O nome da empresa nasceu a partir da criação do time, e tantas outras atividades estavam ligadas a ele. Ou seja, mesmo que lá nos primórdios as cores da camiseta da equipe da Deport não fossem o verde e o branco, elas foram incorporadas depois, se transformando nas cores da empresa. Fazendo essa releitura aqui para registrar o quanto o pertencimento é importante e repercute além da administração da empresa.
Depois que o logotipo foi repaginado, vieram as comemorações e, como você pode perceber aqui no calendárioflix, de cinco em cinco anos a empresa comemora criando selos. O primeiro deles foi ao completar 30 anos, depois veio o selo dos 35 anos, e assim sucessivamente até os dias atuais.
Selos comemorativos
Mas um selo chama muito atenção no decorrer dessa caminhada, que é o do Programa 5S, implantado em 2009. E o que é o 5S? É uma metodologia aplicada para a melhorar a qualidade no ambiente de trabalho através da organização, limpeza e conduta das pessoas de forma estruturada.
Sua origem se deu no Japão logo após a 2º Guerra Mundial (década de 50). O nome 5S é derivado de cinco palavras japonesas iniciadas pela letra “S”, as quais foram acrescidas do termo “senso” na tradução para o português a fim de melhor expressar o sentido de cada palavra conforme seu significado original.
A implantação do Programa 5S na Deport foi um divisor de águas e, mesmo que a organização sempre foi uma característica importante da empresa desde a sua fundação, podemos afirmar que foi estabelecido um verdadeiro antes e depois do Programa 5S da Deport. A implantação aconteceu aos poucos, com o acompanhamento da parceira Idea Consultoria & Assessoria, e envolveu toda a equipe, que logo entendeu a importância dessa metodologia. Mas é claro que teve muitos bastidores por aqui, afinal todos nós temos nossos apegos e muitos dos objetos a serem descartados estavam no coração, seja dos proprietários ou dos colaboradores.
Mas aos poucos todos cederam e, após 2 dias “D”, que serviram para fazer o descarte e a ordenação inicial, vieram as reuniões e auditorias mensais para monitorar e alinhar os trabalhos. Com todos percebendo a importância do programa, a cada dia ficavam cada vez mais claras os benefícios e melhorias, e assim foi acontecendo passinho por passinho. Dentro das tarefas, eles criaram a mascote do programa 5S, também desenhada pelo Cau Broilo, e cujo nome saiu de um concurso interno, sendo batizado como “Qualito”, nome desenhado pelo colaborador Liandro Dias e aprovado internamente pelos colegas de trabalho.
Selo do Programa 5S e o mascote Qualito
Hoje você entra na Deport e logo consegue ver alguns detalhes informativos na empresa, implementados ainda quando começaram a utilizar este programa de melhoria. O trabalho segue sendo feito pela equipe e auditado periodicamente. O projeto foi tão bem implementado que resultou em convites para que fosse apresentado como “case” de sucesso em universidades e em outras entidades.
Equipe que participou da implantação do programa 5S, em 2009
Pode se dizer que o 5S foi como um fio condutor na empresa para a implantação de outros sistemas de gestão da qualidade, onde todos os processos foram repensados para atender com a melhor qualidade as demandas dos clientes. Mais uma vez o DNA da Deport presente em todas as ações da empresa.
Rozangela Allves
Jornalista