Novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central. Seu objetivo é ser um meio de pagamento mais seguro, competitivo e rápido.
⠀
Ele permite fazer transferências e pagamentos em até 10 (dez) segundos, sendo que essas transações podem acontecer 24 horas por dia, em todos os dias do ano, inclusive nos finais de semana e feriados. Permite também fazer transferências digitando apenas o celular ou CPF da pessoa que vai receber o valor.
Além de quitar contas de água e luz, recolher impostos, com o Pix será possível fazer pagamentos em tempo real a lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.
O Pix muda os fluxos de pagamentos de forma geral. Os intermediários entre as contas deixam de ser necessários. Da conta de origem o dinheiro vai direto para a conta destino, em segundos.
A chave Pix pode ser: CPF/CNPJ, o celular, o e-mail, ou a chave aleatória, que é um código alfanumérico gerado pelo sistema. É a chave que vai permitir que a pessoa que faz um pagamento via Pix transfira o dinheiro para a conta de outra digitando apenas o celular o CPF dela.
Você já usou o Pix? Gostou? Curta e compartilhe!